terça-feira, 21 de junho de 2011

Mandalas

Exemplo de uma Mandala
 Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de formas que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho.Elas são formadas por uma série de formas geométricas concêntricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos. Na Índia, por exemplo, há um grande número de templos construídos em forma de mandalas. A mandala apresenta sempre grande profusão de cores e desenhos.
Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na natureza, desde a organização das flores até a do sistema solar. Apropriadas para todas as idades, as mandalas têm uma eficácia dupla: por um lado, restabelecem e conservam a ordem psíquica e, por outro, a lembrança do centro, sempre presente, auxilia no reequilíbrio dinâmico. As mandalas surgiram na Índia em tempos muitos remotos.

As crianças do 5º ano, turma da professora Aparecida Araújo, trabalharam com mandalas e realizaram produções que publicamos nesta postagem:
Mandalas - 5º ano, 2011, Turma da professora Aparecida Araújo









































Referência:
============================
Portal do professor. Plano de aula Mandala. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16871>. Acesso em 21/06/2011.

Um comentário:

  1. Excelente o trabalho sobre mandalas.
    Parabéns à professora Aparecida Araújo e aos alunos do 5º ano.

    ResponderExcluir