sábado, 21 de maio de 2011

História das festas juninas

As festas juninas acontecem durante o mês de junho e elas são feitas em homenagem a três santos católicos: São João (cujo dia é celebrado em 24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (dia 13 de junho).
As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses em logo na descoberta do Brasil mas os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas. As festas tem contexto de arraial e tradições da roça, por isso é comum o uso de trajes típicos do meio rural.

Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, bandeirinhas, dentre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.


      As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

       Não podemos esquecer a quadrilha que é considerado um dos grandes eventos da festa junina. A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. É preciso Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e o limite é o espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas:
BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.
ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.
TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.

A dança que normalmente passar por vários ensaios antes do dia festa possui várias etapas. Essas etapas podem variar de uma festa para outra. abaixo descrevemos algumas. :

01. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma, diante da outra. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.

02. Cumprimentos dos cavalheiros

Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura e elegância.

03. Cumprimento das damas
As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com elegância, levantando levemente a barra da saia.

04 - O grande passeio
As filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.

05. Troca de dama
Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

06. Troca de cavalheiro
O mesmo procedimento. Cada dama vai passar portadas os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.

07. O túnel
Os casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.

08. Anavan Tur
A doma e o cavalheiro dançam como no TUR. Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.


09. Caminho da roça
Damas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres,balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.


10. Olha a cobra
Damas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo.Vários comandos são usados para este passo: "Olha a chuva , "a ponte caiu", etc... 

11. É mentira
Damas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.

12. A grande roda
Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dados, à direita e à esquerda como for pedido.

13. Coroa de espinhos(damas)
Volta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dados, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.

14. Coroa de cravos (cavalheiros)
Os cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora, que erguem os braços, de mãos dados, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dados, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Se deslocam para o lado que o marcador pedir.

15. Grande baile
No grande baile acontecem danças de casais no centro da roda e este momento pode durar de acordo com o desejado pelo marcador.

16. Despedida
De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente, Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. Nas Festas Juninas Mineiras, após o encerramento da quadrilha, os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.

================================
Referências:
Site Brasil Escola. Origem da festa junina. Disponível em <http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm>, acessado em 22/05/2011.

Site Brasil Escola. Comidas típicas da festa junina. Disponível em <http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/comidas-tipicas-festa-junina.htm>, acesso em 22/05/2011.

Site Arte Educação. Meu São João. Disponível em <http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm>, acessado em 22/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário