1 - Projeto:
=========================================================
Projeto “Bullying, Não!”
1 - Justificativa
O bullying tem ganhado destaque nas manchetes de jornais, revistas e noticiários de TV. Entretanto, é um antigo problema de todas as escolas, que tem se agravado cada vez mais. Percebendo esse contexto, a equipe pedagógica da escola entendeu a necessidade urgente de elaborar um projeto coletivo com o objetivo de combater esse tipo de crime tão perverso e tão frequente no espaço escolar, explorando e disseminando a cultura da paz, da boa convivência, do diálogo em três eixos práticos:
1 – Esclarecer sobre o problema; aceitar que ele existe.
2 – Como prevenir.
3 – Como resolver.
O desenvolvimento do projeto deve reunir todos os sujeitos que participam do processo educacional: equipe pedagógica, pais e alunos que estão envolvidos diretamente e garantir que tomem consciência de que existe um problema e que não se pode ficar omisso.
As ações propostas nesse projeto são ações simples, porém a o alcance de todos nós, que desejamos um ambiente escolar melhor, menos violento e mais pautado na cultura da paz e dos valores.
2 – Objetivos
- Tomar consciência de que o problema existe e mapeá-lo de acordo com a realidade de cada sala de aula.
- Entender o que é o bullying e envolver toda a comunidade escolar e a família na busca de soluções.
- Desenvolver atividades que comtemplem os valores éticos e a cidadania.
- Elaborar regras de boa convivência.
-Encontrar soluções para os momentos mais vulneráveis e propícios às situações de acometimento de bullying: entrada, recreio, Educação Física e saída.
3 – Alunos atendidos
Todos os alunos do 1º ao 5º ano (ensino fundamental de 9 anos) da Escola Municipal “Chico Cirilo”
4 – Tempo estimado
O projeto será trabalhado em duas etapas:
Intensiva com duração de 15 dias e extensiva que acontecerá ao longo de todo o ano letivo atual.
5 – Recursos materiais
- Computador, aparelho de som, músicas variadas, textos de apoio, recortes de jornais e revistas, papel craft, papel chamex, cartolina, pincéis, lápis de cor, jogos de xadrez, elásticos, cordas, máquina fotográfica etc.
6 – Recursos Humanos
Diretora: Pacífica Maria da Costa Leão
Vice-diretora: Ivone Ferreira Pires Silva
Especialista de Educação Básica: Marta Helena Gabriel
Suporte Tecnológico: Edival Neves Vilaça
Professores: Equipe docente da escola (1º ao 5º ano)
7 – Desenvolvimento (Sugestões)
Primeira Etapa
Pergunte aos alunos o que é bullying e peça que elaborem uma frase que sintetizem o significado. Faça um mural com as frases dos alunos e em seguida sugira uma pesquisa sobre o tema ou trabalhe com textos de apoio.
Segunda Etapa
Criar situações em que os alunos proponham ações de como prevenir para que essas ações sejam coibidas dentro da escola:
- Regras de convivência (combinados)
- Confecção de cartazes
- Produção de texto (poesias, paródias, avisos, etc.)
- Textos de apoio para os alunos lerem com os pais em casa.
- Trazer a opinião dos pais registrados e expostas na classe, etc.
Terceira Etapa
Criar situações em que os alunos, tendo reconhecimento que problema existe, proponham possíveis soluções de maneira objetiva:
- Momentos de reflexão
- Deixar a turma falar
- Dar o exemplo (usar o slogan: Seja você o bem que deseja ver no mundo)
- Trabalhar a questão dos valores (dinâmicas e textos)
- Planejar atividades diferenciadas que valorizem a harmonia, o respeito mútuo e a socialização para as atividades de recreio, aulas de educação física, entrada e saída (planejar em conjunto com os alunos)
- Convidar o Conselho Tutelar e autoridades para falar sobre o assunto violência, agressão, etc.
8 – Avaliação
Identificar as mudanças de comportamento nos alunos ao longo do desenvolvimento do projeto, observando os pontos positivos e negativos para redimensionamento das ações.
2 - Aplicação do Projeto:
========================================================
Os alunos do 3º ano, vespertino, turma da professora Eliana, trabalharam textos a respeito do tema e através do debate a aluna Vitória e os alunos Everton e Pablo decidiram, voluntariamente, fazer uma visita nas turmas do matutino numa campanha de combate ao bullying.
Everton, Vitória e Pablo foram voluntários na campanha de combate ao bullying |
Cartaz produzido pelos alunos do 3º ano 2011, vespertino, prof. Eliana |
Os voluntários em campanha anti bullying |
===========================================================
Após a visita dos voluntários os alunos das turmas visitadas ficaram comovidos e entenderam que muitas atitudes deles não estavam certas. Assim houve momentos de pedido de desculpas e de reconciliação entre esses alunos. O recreio foi muito melhor e o que a Escola registrou foi um ambiente muito mais amigável onde a boa convivência foi o maior destaque. Não podemos deixar de mencionar a colaboração da vice-diretora Ivone Ferreira Pires Silva que acompanhou este projeto desde a semente até os frutos que estamos colhendo.
Recreio da boa convivência |
4 - Referência:
===========================================================
SANTOS, Eliana Aparecida dos Reis; GABRIEL, Marta Helena. Projeto “Bullying, Não!”. Escola Municipal "Chico Cirilo", Abaeté-MG, 2011.
Parabéns a todos os alunos e funcionários pelo projeto.
ResponderExcluir