domingo, 7 de agosto de 2011

Liderança

Quem é o líder?




O líder é quem guia, quem se dedica, quem toma a frente, quem incentiva, quem dá confiança… São muitas definições, mas a melhor talvez seja: o líder é quem serve (ajuda).





Servir é:
   

Mostrar o caminho além do horizonte: O líder é aquele que faz as pessoas verem a mesma coisa, mostrando o caminho a ser seguido e garantindo o participação de todos para chegar lá.






                                                           
 Fornecer ferramentas e monitorar os trabalhos: 
O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma.






Ser exemplo:  
Você precisa fazer as coisas certas, do jeito certo. As outras pessoas aprendem a fazer certo simplesmente vendo você fazer. Por exemplo: ao ver lixo no chão pegue e jogue na cesta de lixo mais próxima.Na aula faça as lições com capricho e carinho.









Agora que você sabe o que é um líder leia essas frases sobre liderança. Seja você mesmo um líder:
É uma coisa boa ter habilidade, mas a habilidade de descobrir as habilidades nos outros é a melhor de todas. Elbert Hubbard

Um bom líder inspira as pessoas a terem confiança nele próprio. Um grande líder faz as pessoas terem confiança nelas mesmas. (Autoria Desconhecida)

Liderança não é um direito e sim uma responsabilidade.
John Maxwell

Para ser um líder você precisa insistir por alguma coisa senão você desiste por qualquer coisa.
Anthony Pagano

O topo da montanha inspira o líder mas o vale é que os cria.
J. Philip Everson

===================================================
Referências:
Site Saia do lugar. As características de um líder. Disponível em http://www.saiadolugar.com.br/2009/08/24/as-caracteristicas-de-um-lider

Site Inspired Personal Development. Quotes on Leadership. Disponível em: http://www.inspired-personal-development.com/quotes-on-leadership.html

Um comentário:

  1. Muito boa esta postagem sobre líder. Acho que todos nós precisamos aprender sobre liderança e adquirir que seja um pouco, pois o verdadeiro líder não impõe e sim divide conhecimento e tarefas.

    ResponderExcluir