sábado, 23 de abril de 2011

Dia das mães

              
              As mais antigas celebrações do Dia da Mãe têm origem na Grécia Antiga. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
                Durante o século XVII (17), a Inglaterra celebrava um dia chamado “Domingo da Mãe” em homenagem a todas as mães inglesas. Na época, muitos empregados trabalhavam longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os empregados tinham um dia de folga e podiam voltar para casa e passar esse dia com a sua mãe.
                Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe.  Mas a ideia do dia das mães nos Estuados Unidos só começou a ganhar força a partir do ano de 1904, ano em que faleceu a mãe de Anna Jarvis. A partir deste ano Anna Jarvis começou a prestar uma homenagem anual a todas as mães. Ela começou a fazer isso enviando 500 cravos brancos para uma igreja e ao longo dos anos chegou a enviar mais de 10.000 (dez mil) deles. Hoje os cravos são considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães. Em 1914, o Presidente americano Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
         No Brasil a  introdução desta data aconteceu primeiro no estado do Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG. No estado de São Paulo, a primeira comemoração se deu em 1921. Em 1932 a data foi adotada como nacional no Governo Provisório de Getúlio Vargas. 

      No nosso país o dia das mães é sempre no segundo domingo do mês de maio. É importante lembrar que o dia do mês de maio em que cai o segundo domingo muda de um ano para o outro.

      Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.


Referências:
Site Arte Educação - Dia das mães no mundo, acessado em 23/04/2011
BARROS, Jussara de. Dias das Mães. Disponível no site Brasil Escola. Acessado em 23/04/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário