Com o propósito de criar esses combinados junto com os alunos criamos um projeto de trabalho do gênero textual Aviso com a turma do 3º ano, vespertino, turma da professora Eliana que vieram ao laboratório assistir ao vídeo abaixo a partir do qual produziram cartazes com alguns combinados.
1 - Projeto da atividade:
=================================
Projeto – Bom uso do laboratório
Autoria e postagem: Aparecida
Monteiro de Vasconcelos, Edival Neves Vilaça e Mércia Maria da Silva
1 – Justificativa
O laboratório de informática
funciona como espaço de criação para os alunos. Dada a sensibilidade e
fragilidade dos equipamentos e da necessidade de um ambiente propício para
fomentar a criatividade é preciso estabelecer regras de bom uso para manter o
laboratório em bom estado de conservação e também para assegurar sua eficácia.
2 – Objetivo
A
partir de um vídeo educativo sobre o tema http://www.youtube.com/watch?v=7F7nHrPccGg
os alunos trabalharão o gênero textual Aviso e criarão cartazes com regras para
o bom uso do laboratório.
3 – Público alvo
O
projeto é voltado para alunos à partir do 3º ano (2ª série) do ensino
fundamental.
4 – Duração
1 aula de 50 minutos.
5 - Desenvolvimento
Os
alunos assistem ao vídeo educativo no laboratório de informática. Na sala de
aula realizam a produção de cartazes com as regras.
6 - Atividades
Sugestões:
• Exibição do vídeo;
• Comentar o assunto abordado com a turma;
• Incentivá-los a criar seus próprios combinados;
• Trabalho em grupo com cartazes.
7 – Conclusão do projeto
Ao final do projeto o material
produzido pelos alunos pode ser fixado no laboratório ou publicado na internet.
2 - Relatório da Atividade
============================================
Selecionamos uma turma de 3º ano para a aplicação da atividade.
Entre as ideias apresentadas no
vídeo destacamos: 1 – Não colocar a mão nos monitores, 2 – Sentar com postura
correta, 3 – Não levar alimentos para sala de informática, 4 – Não correr nem
empurrar o colega na entrada ou saída da sala, 5 – Não entrar em programas não
autorizados, 6 – Respeitar os professores, 7 – Sentar em duplas e 8 – Ter
cuidado com os computadores.
Acompanhamos o desenvolvimento
de cartazes sobre o vídeo na sala de aula. A tarefa foi aplicada pela
professora Eliana e nós acompanhamos os trabalhos no local. Recolhemos os
cartazes e selecionamos alguns para a composição do pôster.
Tivemos boa receptividade dos
alunos e concluímos que a aula planejada atendeu os objetivos traçados.
Planejar uma aula com hipertexto é aparentemente complicado, mas o
desenvolvimento em grupo contornou as dificuldades gerando a motivação
necessária.
Concluímos que, nós professores, temos muito a ganhar
planejando nossas aulas em conjunto. O resultado desse trabalho em equipe
garante aulas interativas, interessantes e lúdicas.
3 - Fotos
============================================
Poster da atividade |
Alunos assistindo ao video |
Desenvolvimento em sala de aula |
Nenhum comentário:
Postar um comentário