quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Treino de digitação

Programas interativos para  aprender digitação


1 - Letras do Alfabeto
Nesta atividade basta pressionar as letras no teclado (de A a Z) sem se preocupar com maúsculas ou minúsculas. Quanto mais rápido a criança conseguir digitar todas as letras maior será a pontuação final.
Recomendado para: crianças à partir do primeiro ano (ensino fundamental de 9 anos)
Clique aqui para começar.


2 - Spider web (Teia da Aranha)
Aperte a letra ou digite a palavra que cada camaleão carrega para impedir que eles cheguem na aranha. Disponível em 3 níveis de dificuldade: Easy (Fácil), Normal e Hard (Difícil).
Easy -  1º e 2º ano
Normal -  3º e 4º ano
Hard - 5º ano em diante
Clique aqui para começar




domingo, 25 de setembro de 2011

Jogo - cumpra 25 objetivos

No jogo Synopsis Quest você precisa cumprir 25 desafios. Neste jogo use as setas do teclado para mover o personagem e a barra de espaços para executar alguns comandos. Com o mouse selecione uma das 25 missões e boa sorte. O jogo está em inglês mas fornecemos abaixo tradução do que o jogo pede em cada missão.

Para jogar clique aqui.

01 - Mova o personagem e pegue o tesouro (use a barra de espaços)
02 - Crie um herói (aperte a barra de espaços mas evite tirar zero de HP)
03 - Entre no castelo (se você cair em um buraco tente outro caminho)
04 - Saia do castelo em 5 segundos (deixe o rei falando sozinho)
05 - Cumprimente o herói  (Ele vai aparecer na tela depois que você conversar com a moça. Seja rápido)

06 - Encontre as ervas mágicas (use a barra de espaços num lugar que caiba as ervas)
07 - Proteja a garota (use a espada e atopele os inimigos)
08 - Escape da prisão (O esqueleto tem a chave mas será que dá pra  passar pela porta? Segredos...)
09 - Escape do lago cheio de gás (Se não dá pra andar use asas)
10 - Junte 600 em ouro (coisas boas podem acontecer se você simplesmente esperar)

11 - Fale com a princesa (nem que seja nos seus sonhos)
12 - Passe pelo abismo (Se cair procure onde pisar)
13 - Encontre o tesouro submerso (Espere o dia passar e a noite chegar)
14 - Entregue o item (Literalmente - Entregue o item)
15 - Passe pelos soldados (Quem dorme pode perder até a roupa...)

16 - Seja um herói (verique tudo na casa antes de sair)
17 - Acabe com a maldição (verifique os sapos)
18 - Sobreviva ao ataque (no momento certo aperte a barra de espaços)
19 - Descubra a verdade (converse com a moça e saia pelo lado de cima)
20 - Leia o que está na lápide em 10 segundos (aperte barra de espaços e depois aperte as setas no ordem que aparecem na lápide)


21 - Entre no covil (muitas vezes a melhor entrada é mesmo pela porta de entrada)
22 - Abra a porta (Se as coisas estiverem quentes demais esfrie a cabeça em outro lugar)
23 - Derrote o inimigo (aprenda e desviar e a atacar)
24 - Volte para casa (converse com todos e depois com a moça. Seja rápido quando as pessoas forem embora. Ninguém vai querer te esperar)
25 - Veja o verdadeiro final (bata no chefe quando ele aparecer)

Vídeo com todas as etapas concluídas


======================
Referência:



GameDesign


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jogo para despertar o racioncínio intuitivo

Neste jogo você precisa encontrar as quatro fadas e derrotar o vilão. Mova o personagem usando as setas do teclado e a barra de espaços para selecionar itens. Explore as telas para pegar os itens e avance até chegar no final.

Para jogar clique aqui.




 Vídeo:
Se você ficar perdido sem saber o que fazer assista o vídeo abaixo. Mas tente descobrir o que fazer sem recorrer a ele.



======================
Referência:



GameDesign


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bom uso do laboratório de informática

O laboratório de informática da Escola Municipal "Chico Cirilo" está de portas abertas para receber os alunos. Para um bom aproveitamento dos recursos é preciso seguir algumas regras ou combinados.
Com o propósito de criar esses combinados junto com os alunos criamos um projeto de trabalho do gênero textual Aviso com a turma do 3º ano, vespertino, turma da professora Eliana que vieram ao laboratório assistir ao vídeo abaixo a partir do qual produziram cartazes com alguns combinados.





1 - Projeto da atividade:
=================================

Projeto – Bom uso do laboratório
Autoria e postagem:  Aparecida Monteiro de Vasconcelos, Edival Neves Vilaça e Mércia Maria da Silva
1 – Justificativa
                O laboratório de informática funciona como espaço de criação para os alunos. Dada a sensibilidade e fragilidade dos equipamentos e da necessidade de um ambiente propício para fomentar a criatividade é preciso estabelecer regras de bom uso para manter o laboratório em bom estado de conservação e também para assegurar sua eficácia.

2 – Objetivo
                A partir de um vídeo educativo sobre o tema http://www.youtube.com/watch?v=7F7nHrPccGg os alunos trabalharão o gênero textual Aviso e criarão cartazes com regras para o bom uso do laboratório.
3 – Público alvo
                O projeto é voltado para alunos à partir do 3º ano (2ª série) do ensino fundamental.
4 – Duração
1 aula de 50 minutos.
5 - Desenvolvimento
                Os alunos assistem ao vídeo educativo no laboratório de informática. Na sala de aula realizam a produção de cartazes com as regras.
6 - Atividades
Sugestões:
• Exibição do vídeo;
• Comentar o assunto abordado com a turma;
• Incentivá-los a criar seus próprios combinados;
• Trabalho em grupo com cartazes.

7 – Conclusão do projeto
              Ao final do projeto o material produzido pelos alunos pode ser fixado no laboratório ou publicado na internet.


2 - Relatório da Atividade
============================================
Selecionamos uma turma de 3º ano para a aplicação da atividade.
                Entre as ideias apresentadas no vídeo destacamos: 1 – Não colocar a mão nos monitores, 2 – Sentar com postura correta, 3 – Não levar alimentos para sala de informática, 4 – Não correr nem empurrar o colega na entrada ou saída da sala, 5 – Não entrar em programas não autorizados, 6 – Respeitar os professores, 7 – Sentar em duplas e 8 – Ter cuidado com os computadores.
                Acompanhamos o desenvolvimento de cartazes sobre o vídeo na sala de aula. A tarefa foi aplicada pela professora Eliana e nós acompanhamos os trabalhos no local. Recolhemos os cartazes e selecionamos alguns para a composição do pôster.
                Tivemos boa receptividade dos alunos e concluímos que a aula planejada atendeu os objetivos traçados. Planejar uma aula com hipertexto é aparentemente complicado, mas o desenvolvimento em grupo contornou as dificuldades gerando a motivação necessária.
                Concluímos que, nós professores, temos muito a ganhar planejando nossas aulas em conjunto. O resultado desse trabalho em equipe garante aulas interativas, interessantes e lúdicas.


3 - Fotos
============================================
Poster da atividade






















Alunos assistindo ao video


















Desenvolvimento em sala de aula




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A escola trabalhou a leitura do livro "O Saci e a Reciclagem do Lixo" que narra a estória do  saci que resolve aprontar algumas travessuras, mas acaba recebendo uma grande lição da natureza: como reutilizar os materiais já usados, que são jogados fora, ou seja, como reciclar o lixo que produzimos.
Os alunos do 5º ano, turma da professora Maria Aparecida da Silva Machado, fizeram recontos dos quais selecionamos dois para esta postagem.






Reconto da Aluna Michele




































Reconto da aluna Laila























===================================================
Referência:
BRANCO, Samuel Murgel. O Saci e a reciclagem do lixo.  2ª ed., Moderna, ISBN 8516030660, 2002

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Desfile 7 de setembro

Postagem do desfile do dia 7 de setembro de 2011 em Abaeté

No dia 7 de setembro de 2011 houve, em Abaeté um desfile em celebração ao 7 de setembro, dia da independência do Brasil.
O evento contou com a participação das intituições de ensino (estadual, municipal, particular e superior) e de vários segmentos da sociedade.

Slideshow:


Fotos do desfile:
Link para album virtual

Vídeos do Desfile
01 - Fragmento da fala do Prefeito Cláudio de Sousa Valadares


02 - Desfile das instituições:

Sindicato dos Produtores Rurais
CMEI
EM Tenente Ezequiel
Instituto Educacional Criativo
Pastoral da Criança
Projeto Vida Nova
EM Chico Cirilo
CRAS
EM Irmã Maria de Lourdes
Abatuke




03 - Desfile das Instituições
Abatuke
PET - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Escolas do Campo - Escola Ativa
E.M. Senador Sousa Viana
SESU - Telecurso e Suplência


04 - Desfile das Instituições:
SESU - Telecurso e Suplência
CNEC
E.E. Barão do Indaiá
E.E. Frederico Zacarias
Bateria Velha Guarda
E.E. Dr. Edgardo da Cunha Pereira
FUNEDI UEMG - Faculdade de Abaeté
DeMolaY (Maçonaria, Lions e Rotary Clube)
Lions
Rotary
Casa da Amizade
AABB
Centro Espírita Fé, Amor e Caridade
Grupo de Folia


05 - Desfile das Instituições
AABB
Centro Espírita - Fé, Amor e Caridade
Igreja Católica - Grupo Folia de Reis
Igreja Católica - Pastoral da Família
Igreja Católica - Terço dos Homens
Igreja Católica - Sociedade São Vicente de Paulo
Evangélicos Abaeetenses
Igreja Batista Nacional Cristo Vive
Nosso Jornal Folha Comunitária de Abaeté
Congado
Prefeitura Municipal de Abaeté - Garis
Prefeitura Municipal de Abaeté - Saúde
Arraiá do Fubá (Quadrilha)
Capoeria



06 - Desfile das Instituições
Capoeira
DER
Agentes Penintenciários
Veículos (Viaturas e Ambulância)



========================================================
Para saber mais:
1 - Blog Abaeté-MG: História, Fatos e Fotos - Postagem Bateria da Saudade.

2 -  Blog Abaeté-MG: História, Fatos e Fotos - Segunda Caminhada da Independência
Postagem em 3 partes: Primeira, Segunda e Terceira.

3 - Fotografia, Filmagem e Publicação:
Edival Neves Vilaça & Juliana Melo Rodrigues




terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que é ser Brasileiro

A Escola Municipal "Chico Cirilo" já está no ritmo do dia 7 de setembro, dia em comemoramos a  Independência do Brasil. A turma do 3º ano - Professora Eliana e a turma do 4º ano - Professora Elisânia fizeram ótimos trabalhos com o tema "O que é ser Brasileiro?". Selecionamos alguns desses trabalhos e publicamos aqui.
Painel: O que é ser brasileiro





















3º Ano: Turma da Professora Eliana
Professora Eliana







































































































4º Ano - Turma da Professora Elisânia:


























sábado, 3 de setembro de 2011

Notícia interativa - 3 de setembro dia de cooperar

      A notícia interativa informa algum acontecimento local e ao mesmo tempo desenvolve  habilidades de interpretação e assimilação. Nesta postagem abordaremos o evento ocorrido no dia 3 de setembro de 2011 na praça da prefeitura em Abaeté: o "Dia de Cooperar".
      O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG e conta com o apoio e participação das cooperativas mineiras. Tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias num grande movimento da solidariedade cooperativista. É um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações sociais diversificadas e simultâneas em todo o Estado. Neste dia, cooperados, colaboradores, familiares, parceiros, clientes e fornecedores ajudam a transformar para melhor a vida de muitas pessoas.
     No evento de 2011, em Abaeté, havia atrações para pessoas de todas as idades. Veja as fotos para saber mais e ao final responda ao teste interativo. 
PROERD - Nossas Crianças Longe das Drogas
Funcionários do Sicoob Credioeste distribuindo balões e alegria
Barraquinha onde a arte e a criatividade têm espaço garantido
SESC marcou presença no "Dia de Cooperar"
Cantinho Infantil - espaço para os pequeninos
Xadrez e Damas - Um estímulo para a inteligência
Barraquinha da pipoca
Algodão doce
A nutricionista Gláucia e a Pirâmide dos Alimentos


Barraca da Saúde: Informação e prevenção
O prefeito de Abaeté Cláudio de Sousa Valadares marcou presença no evento
======================================================
Teste
1 - Qual o nome do evento desta postagem?
a - Dia do Cooperado
b - Dia D
c - Dia de Cooperar
d - SESC

2 - Na foto com a legenda "Funcionários do Sicoob Credioeste distribuindo balões e alegria" tem quantos balões?
a - 2
b - 3
c - 4
d - Mais de 5

3 - Neste ano de 2011, onde aconteceu o evento "Dia de Cooperar" em Abaeté?
a - Na praça da igreja matriz
b - Na praça da prefeitura
c - Na rodoviária
d - Na praça Dr. Canuto

4 - O dia de cooperar é um dia reservado para fazer o bem ao próximo através de:
a - ações sociais diversificadas e simultâneas
b - brincadeiras diversificadas
c - ações sociais únicas e isoladas
d - ações sociais somente na cidade de Abaeté

5 - O que o prefeito de Abaeté estava segurando?
a - Uma bola
b - Um balão azul
c - Um balão verde
d - Um balão vermelho

6 - A nutricionista Glaúcia estava exibindo o cartaz de uma pirâmide dos:
a - Balões verdes
b - Alimentos
c - Balões azuis
d - povos do Egito

7 - Quantas pessoas estavam na barraca da saúde?
a - Menos de 5
b - Mais de 5 e todas eram crianças
c - Mais de 5
d - Mais de 5 e todas eram adultas

8 - Qual era a cor das mesas dos jogos de Xadrez e Damas?
a - verde
b - vermelha
c - branca
d - azul

9 - Qual desenho que enfeita a barraquinha de pipocas?
a - cãozinho feliz
b - elefantinho
c - estrelinhas
d - gatinho

10 - Quantas cores tem na mãozinha do "Dia de Cooperar"?
a - 4
b - 6
c - 7
d - 8

Resultado:

=========================================
Referências:
Sítio Sistema OCEMG - Dia de Cooperar. Disponível em <http://www.ocemg.org.br/pagina/116/dia-de-cooperar.aspx>
Fotografia,  texto e teste interativo: Edival Neves Vilaça